domingo, 22 de março de 2009

Santa Águeda a 82,5%

Temperaturas altas para Março

Castelo Branco com onda de calor

Castelo Branco está entre as cinco zonas do país que foram afectadas este mês por ondas de calor. Quem o diz é o Instituto de Meteorologia (IM), que no entanto classificou as variações de temperatura como "normais" para o mês Março.

Castelo Branco surge assim ao lado de Portalegre, Évora, Beja, e Penhas Douradas, zonas onde foram alcançadas temperaturas máximas de cinco graus centígrados acima da temperatura normal, durante seis dias consecutivos.

Apesar destes dados, a meteorologista Vanda Pires disse à Lusa que a variação deste mês, considerado como "de mudança", é "natural", adiantando que as "flutuações são típicas da latitude de Portugal".

O IM reconhece, no entanto, que a temperatura máxima dos últimos dias está acima da considerada normal para a época, que é de 17 graus em média no território continental no mês de Março.

Os últimos dias confirmam a prevalência de temperaturas anormais para a época. Na segunda-feira as temperaturas em Castelo Branco rondaram os 25 graus, descendo para os 23 graus na terça e quarta-feira.

Nas barragens da região os valores do armazenamento atingiram em Fevereiro a média para a época. Santa Águeda (também conhecida por Marateca), no concelho de Castelo Branco, está a 82,5 por cento da sua capacidade e a barragem de Idanha situa-se nos 81,6 por cento.

A excepção é a albufeira de Meimoa. Segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) a barragem penamacorense fechou Fevereiro com 59 por cento da sua capacidade, quando a média ronda os 75 por cento.


Fonte: http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=171&id=12522&idSeccao=1717&Action=noticia

Sem comentários: