quarta-feira, 23 de junho de 2010

Póvoa retoma festejos de Santa Águeda

A freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos vai estar animada entre 9 e 12 de Junho, com os festejos em honra de Santa Águeda.

Depois de um interregno, regressa esta festa realizada pelos jovens que foram à inspecção, em Fevereiro passado, ajudados pelas raparigas do mesmo ano de nascença.

“Hoje em dia é cada vez mais difícil levar a cabo esta iniciativa, uma vez que a maior parte dos jovens já se encontram fora, a estudar, e esta é uma altura complicada de testes e frequências”, como reconhece a presidente da Junta, Lucinda Martins.

Mas, este ano os jovens quiseram retomar a festa, com os pais na retaguarda.

Aqui não faltam os tradicionais tabuleiros, que na Póvoa constam de carne, vinho, bolos, pão, fruta e chouriço. Os tabuleiros são transportados durante a procissão enquanto a imagem da Santa e a bandeira é levada pelos jovens da comissão.

Para este ano foi preparado um programa que começa na quarta-feira, dia 9, a partir das 17H00. Nessa noite está marcada a actuação de Filipe Nunes, “O Arraiano”, a partir das 21H30. Na quinta-feira, decorre a missa, em honra de Santa Águeda, pelas 12H00, seguida da procissão acompanhada pela Banda Filarmónica de Tinalhas. Às 18H00 decorre o terço, que se realiza também na sexta, à mesma hora.

À noite, a partir das 21H00 actua Manuel Emídio e a partir das 2H00 sobe ao palco o grupo “A way to desapear”.

No dia 11, sexta-feira a noite é animada pelo grupo “Oásis” e no sábado pelo “Kompanhia”. Nesta noite, pelas 23H00 decorre o leilão e logo depois serão sorteados os prémios das rifas e entregues os prémios da Prova de Derrube que se realiza no dia 9.

No sábado de manhã está agendado, ainda, um percurso pedestre pela Barragem de Santa Águeda, com almoço. A concentração é às 9H00, junto à Capela. Esta actividade decorre com o apoio das Associações Outrém e de Rádio Amadores da Beira Baixa.

Fonte : http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=234&id=21523&idSeccao=2561&Action=noticia

Sem comentários: