sexta-feira, 13 de julho de 2012

Comemoração dos 620 anos do Foral da Freguesia


Casa da Cultura inaugurada




A Casa da Cultura da Póvoa de Rio de Moinhos foi inaugurada, no passado domingo, pelos presidentes da autarquia Joaquim Morão, e da Junta de Freguesia, Lucinda Martins, e pela população daquela localidade. O novo espaço adquirido e recuperado pela Câmara, surge dividido em dois andares e integra uma biblioteca com cerca de dois mil livros (o mais antigo data de 1805), espaços dedicados à internet e informática, uma área para colóquios, e um museu.

               Joaquim Morão, Luis Correia 
            e a presidente da Junta de Freguesia


Para Lucinda Martins a inauguração da Casa da Cultura, situada num largo histórico, é a concretização de um objetivo da freguesia. "Em 2005 solicitámos à Câmara de Castelo Branco uma casa para fins culturais. A inauguração deste espaço surge numa altura em que se assinalam os 620 anos da atribuição do foral à Póvoa de Rio de Moinhos", disse a presidente da Freguesia.



Joaquim Morão destacou a qualidade do novo espaço. "Esta é uma excelente infraestrutura. Aquilo que queremos para Castelo Branco são estruturas de qualidade, pois o que fazemos fazemos bem". O autarca acrescentou que a Casa da Cultura surge no seguimento daquilo que "temos vindo a fazer, adquirindo e recuperando património, como também aconteceu com a aquisição e recuperação de moinhos".
No entender do presidente da Câmara, "a Póvoa de Rio de Moinhos é uma terra com boa qualidade de vida, que agora fica dotada com um importante edifício". Joaquim Morão lembrou mais uma vez que "a autarquia tem encontrado soluções para resolver o problema às pessoas. Nós não utilizamos a palavra crise, procuramos soluções. Esta obra teve apoios comunitários. Quando não há dinheiro, temos que ir à procura dele, e foi o que fizemos!".
O novo espaço tem já a funcionar um museu, para o qual a presidente da Freguesia espera o contributo da população.

Fonte: http://videos.sapo.pt/E1CAWQ41eDGWoCfTbYrm
           http://www.reconquista.pt/pagina/edicao/211/9/noticia/22830


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Inauguração da Casa da Cultura