segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Póvoa de Rio de Moinhos recupera moinho da Ribeirinha

O moinho funciona com a força da água e a tracção animal
O Moinho da Ribeirinha, em Póvoa de Rio de Moinhos, voltou a abrir portas depois de uma recuperação que devolveu à freguesia do concelho de Castelo Branco um dos moinhos mais singulares da região.
A estrutura que fica a poucos metros do centro da freguesia tem três moinhos de água e uma atafona, um moinho a tracção animal.
O moinho estava ao abandono e foi adquirido em 2006 com a ajuda da Câmara Municipal de Castelo Branco, que investiu 70 mil euros na compra e recuperação.
"Não foi fácil porque na região já não há um moinho com estas condições e estas características", diz a presidente da Junta de Freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos, Lucinda Martins.
A autarca calcula que na freguesia existam mais de 30 moinhos, mas o da Ribeirinha é o único que não está em ruínas.
O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco garantiu que a autarquia tem prevista a recuperação de mais moinhos espalhados pelo concelho.
Joaquim Morão afirmou na inauguração da recuperação que os moinhos "são muito importantes para o futuro", reapresentando a salvaguarda da memória local.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Póvoa lançou primeira pedra do Lar de Idosos

NA PRESENÇA DO BISPO DA DIOCESE DE PORTALEGRE E CASTELO BRANCO
O Lar vai ter capacidade para albergar 21 idosos, numa área de 1.300 metros quadrados

A Freguesia da Póvoa de Rio de Moinhos deu, no domingo passado, o pontapé de saída para a concretização da obra que tanto esta população anseava: o Lar de Terceira Idade. Esta é uma estrutura que terá capacidade para albergar 21 idosos, divididos por sete quartos duplos e outros sete individuais. Dentro de 15 meses é quando se espera que a obra esteja concluída, segundo afirmou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão.
Numa área de 1.300 metros quadrados será colocada de pé esta infraestrutura que permitirá "dar resposta às necessidades da população", uma vez que "a procura é de tal forma grande, por um serviço destes, que muitos idosos tiveram que sair da sua Freguesia para serem internados em lares fora do Concelho de Castelo Branco", salientou Lucinda Martins, presidente da Junta de Freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos.

Fonte: http://www.gazetadointerior.pt/seccoes/index.asp?idn=9766

Inauguração do Moinho e lançamento do livro "Póvoa de Rio de Moinhos"