quarta-feira, 18 de abril de 2012

TDT - Televisão Digital Terrestre

O que é a televisão digital terrestre?
A TDT é a digitalização das atuais emissões hertzianas de televisão, captadas por antenas e que incluem os canais de acesso livre (RTP 1 e 2, SIC, TVI e RTP Madeira e Açores). Trata-se de um sistema de transmissão via hertziana, onde o sinal se propaga através do ar por intermédio de estações emissoras e
retransmissoras e é captado pelas antenas dos utilizadores finais.    
Quais as vantagens da mudança?
Esta tecnologia permite libertar muito espectro radioelétrico. O espectro livre servirá novas aplicações de serviços móveis e canais de televisão pagos, por exemplo. As emissões analógicas não podem ser mantidas por muito mais tempo: ocupam demasiado espectro radioelétrico. Por isso, a Comissão Europeia determinou que a televisão digital fosse introduzida em todos os países da União, com o fim da transmissão analógica para 2012. Na largura de banda ocupada por um canal analógico cabem 4 canais digitais.
Quando será feito o corte do sinal analógico de televisão (switch-off)?
26 de Abril de 2012:  Nesta altura, o sinal analógico estará indisponível para a totalidade da população.
Preciso de mudar a antena recetora?
Em princípio, não. Pode manter a sua antena UHF e a respetiva cablagem. As mais antigas podem não suportar a frequência. Em algumas zonas do pais pode ser necessário redirecionar a antena (na Póvoa em principio não) . A antena interior funcionará nos locais com bom sinal, embora a exterior ofereça resultados melhores. As interiores são mais afetadas por interferências de aparelhos, como telemóveis: ao receber uma chamada na mesma divisão onde a antena está instalada, pode haver quebra total da transmissão e, nalguns casos, terá mesmo de reiniciar a caixa descodificadora.
Comparticipação do Equipamento TDT 
Apenas os utilizadores que se enquadrem numa das seguintes condições pode usufruir de uma ajuda económica para aquisição de uma caixa descodificadora:
                - Família beneficiária do Rendimento Social de Inserção
                - Grau de deficiência igual ou superior a 60%
                - Reformas ou pensões inferiores a € 500/mês
    Para estes grupos a subsidiação prevista, é de 50% do valor de aquisição de uma caixa descodificadora (uma por morada), com um limite de re-embolso de 22 euros.
    O ICP-ANACOM criou um novo subsídio para a instalação de acessos terrestres ou via satélite, no valor de 61 euros. Este subsídio destina-se a famílias cujo requerente tenha 65 ou mais anos, que não possuam televisão por subscrição, necessitem de intervenção técnica na sua instalação e se encontrem em situação de isolamento social
Guia de Candidatura ao Programa de Comparticipação a Equipamento TDT - clique  aqui.
Formulário do programa de comparticipação a equipamento TDT (Mod.C/1001058), para preenchimento manual - clique  aqui.


Descodificadores para TDT - Tabela comparativa

Televisor para a TDT: veja se o seu aparelho é compatível   

Cobertura da Televisão Digital Terreste (TDT) na freguesia 
de Póvoa de Rio de Moinhos.



 Localização dos transmissores TDT


            http://www.electronica-pt.com/mapa-emissores.php
            http://www.deco.proteste.pt/tdt-perguntas-frequentes-s560461.htm

Sem comentários: