domingo, 4 de novembro de 2012

Castelo Branco: Centro de transportes adjudicado




A construção do Centro Coordenador de Transportes de Castelo Branco deverá começar dentro de aproximadamente um mês. O concurso público foi ganho pela empresa CivilCasa II - Construções SA e a obra foi adjudicada por três milhões 722 mil 342 euros. Os trabalhos deverão ficar concluídos seis meses depois do seu início.
Como o Reconquista anunciou, em primeira mão, o novo Centro Coordenador de Transportes vai ser construído nos antigos terrenos da Fábrica Prazol, adquiridos há alguns anos pela autarquia albicastrense.
O Centro Coordenador de Transportes vai acolher em simultâneo 10 autocarros numa estrutura moderna e coberta, com toda a comodidade para os passageiros. Aquele espaço integra ainda um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 100 viaturas, uma área táxis e terá uma intervenção paisagística.
O projeto prevê a construção de uma rotunda e de uma nova ponte sobre a linha de caminhos de ferra, substituindo a atual que liga a Quinta das Pedras à Carapalha.
O Centro Coordenador de Transportes de Castelo Branco faz parte de um Plano para a remodelação de toda a zona envolvente à Estação, o qual abrange os dois lados da linha. No entender do autarca Joaquim Morão "trata-se de um projeto ambicioso para toda aquela área".
O Plano pretende superar a barreira ferroviária em termos urbanísticos criando um novo espaço urbano. Tem ainda por objetivos implantar um conjunto de equipamentos públicos, aproveitamento urbanístico de um conjunto de antigas áreas industriais, interligar as zonas de expansão da cidade com a variante sul, definir um papel para a área do Barrocal na cidade, e equacionar a requalificação urbanística da área do Barrocal.

Acordo com a REFER

Recorde-se que já este ano, na perspetiva da recuperação e requalificação daquela zona da cidade (de um lado e de outro da linha) a autarquia assinou um acordo de concessão (de 50 anos, renováveis por períodos de 10) de terrenos e imóveis com a Refer, para que estes passem para o domínio da autarquia. O acordo, aprovado em Assembleia Municipal por maioria (apenas teve a abstenção do BE), permitirá à autarquia recuperar um conjunto de edifícios situados no Barrocal e a cocheira da Estação.
O acordo permitirá a criação de um espaço museológico na cocheira da Estação e colocar no mercado de arrendamento os edifícios que serão recuperados. O investimento na recuperação daqueles espaços, rondará os 500 mil euros e a autarquia pagará mensalmente 370 euros à Refer.
O autarca lembra que o acordo permitirá melhorias na Praça da Estação. A zona que hoje é ocupada pelos quintais das casas existentes na Rua Pedro da Fonseca serão afetados àquela Praça. E as próprias casas, que se encontram em muito mau estado, podem ser demolidas (embora esse espaço continue propriedade da Refer). Do outro lado da Praça, a casa (propriedade da autarquia) onde hoje se encontra o café "Casa das Bifanas" também será demolida, o mesmo sucedendo com os outros imóveis contíguos e que pertencem à Refer.




Sem comentários: