domingo, 4 de novembro de 2012

Isabel Folgado foi a primeira a chegar aos 100


Completar 100 anos é um feito único, mas parece que já não é tão invulgar, como se testemunha nesta página. De qualquer forma, a ocasião merece festa de arromba. E foi o que se fez em Póvoa de Rio de Moinhos, em que o Lar da localidade, onde Isabel Folgado se encontra, foi o cenário para a comemoração que juntou familiares, amigos e a população.
A idosa não cabia em si de contente e para além de tocar adufe, ainda deu uns pezinhos de dança no salão, onde a animação se prolongou pela tarde.
Dois filhos (um deles já falecido), quatro netos, seis bisnetos e dois trinetos é a família de Isabel Folgado que tinha dez irmãos. Como conta ao Reconquista António Folgado Moreira, "os irmãos da minha mãe foram nascendo de dois em dois anos de forma que havia 20 anos de diferença entre ela, a mais velha, e a minha tia mais nova", afirma. Esta tia é da idade de António Folgado e a sua mãe deu de mamar aos dois.
"Naquele tempo tinha que se trabalhar e os meus avós iam para o campo, para ganhar o sustento. A minha mãe ficava comigo em casa e com a irmã. Quando chegava a hora de mamar, dava aos dois", conta.
O seu pai era lagareiro e lá em casa criavam o ‘porquito'. Recorda que a vida de seus pais foi dura, mas que a sua mãe, Isabel Folgado, nunca perdeu a alegria e não faltava a uma festa das redondezas.
Gostava de tocar adufe e por isso, em dia de festa o filho teve o cuidado de ir buscá-lo a casa. Isabel Folgado não se fez rogada e depressa pegou nele tocando e entoando umas modas. "Vinha às fogueira, por altura de S. João e fartava-se de tocar... era uma alegria", recorda o filho.
Isabel Folgado está já no Lar da Póvoa. Mas há pouco mais de um ano ainda tratava da vida. Depois uma queda marcou-a e a destreza ficou comprometida. Deixou a sua casa e foi para o lar e aí é a companhia bem-disposta de todos os outros.
Cantaram-se os parabéns, tocou-se a concertina e a festa durou. Isabel Folgado fica na história de Póvoa de Rio de Moinhos como a primeira da localidade a assinalar 100 anos, como garante os responsáveis do Lar, afirmando não haver quaisquer registos de alguém com esta idade.
Autor: Cristina Mota Saraiva


Fonte:
http://www.reconquista.pt/pagina/edicao-arquivo/222/4/noticia/23810
http://videos.sapo.pt/4vhZCIsOPYpY9a4mKOAN

Castelo Branco: Centro de transportes adjudicado




A construção do Centro Coordenador de Transportes de Castelo Branco deverá começar dentro de aproximadamente um mês. O concurso público foi ganho pela empresa CivilCasa II - Construções SA e a obra foi adjudicada por três milhões 722 mil 342 euros. Os trabalhos deverão ficar concluídos seis meses depois do seu início.
Como o Reconquista anunciou, em primeira mão, o novo Centro Coordenador de Transportes vai ser construído nos antigos terrenos da Fábrica Prazol, adquiridos há alguns anos pela autarquia albicastrense.
O Centro Coordenador de Transportes vai acolher em simultâneo 10 autocarros numa estrutura moderna e coberta, com toda a comodidade para os passageiros. Aquele espaço integra ainda um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 100 viaturas, uma área táxis e terá uma intervenção paisagística.

Tempestade: Há 58 anos foi muito pior

Tempestade: Há 58 anos foi muito pior

Tempestade: Fenómeno nada teve a ver com um tornado

Tempestade: Fenómeno nada teve a ver com um tornado

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Comemoração dos 620 anos do Foral da Freguesia


Casa da Cultura inaugurada




A Casa da Cultura da Póvoa de Rio de Moinhos foi inaugurada, no passado domingo, pelos presidentes da autarquia Joaquim Morão, e da Junta de Freguesia, Lucinda Martins, e pela população daquela localidade. O novo espaço adquirido e recuperado pela Câmara, surge dividido em dois andares e integra uma biblioteca com cerca de dois mil livros (o mais antigo data de 1805), espaços dedicados à internet e informática, uma área para colóquios, e um museu.

               Joaquim Morão, Luis Correia 
            e a presidente da Junta de Freguesia


Para Lucinda Martins a inauguração da Casa da Cultura, situada num largo histórico, é a concretização de um objetivo da freguesia. "Em 2005 solicitámos à Câmara de Castelo Branco uma casa para fins culturais. A inauguração deste espaço surge numa altura em que se assinalam os 620 anos da atribuição do foral à Póvoa de Rio de Moinhos", disse a presidente da Freguesia.



Joaquim Morão destacou a qualidade do novo espaço. "Esta é uma excelente infraestrutura. Aquilo que queremos para Castelo Branco são estruturas de qualidade, pois o que fazemos fazemos bem". O autarca acrescentou que a Casa da Cultura surge no seguimento daquilo que "temos vindo a fazer, adquirindo e recuperando património, como também aconteceu com a aquisição e recuperação de moinhos".
No entender do presidente da Câmara, "a Póvoa de Rio de Moinhos é uma terra com boa qualidade de vida, que agora fica dotada com um importante edifício". Joaquim Morão lembrou mais uma vez que "a autarquia tem encontrado soluções para resolver o problema às pessoas. Nós não utilizamos a palavra crise, procuramos soluções. Esta obra teve apoios comunitários. Quando não há dinheiro, temos que ir à procura dele, e foi o que fizemos!".
O novo espaço tem já a funcionar um museu, para o qual a presidente da Freguesia espera o contributo da população.

Fonte: http://videos.sapo.pt/E1CAWQ41eDGWoCfTbYrm
           http://www.reconquista.pt/pagina/edicao/211/9/noticia/22830


quinta-feira, 28 de junho de 2012

"Chef" povoense conquista estrela Michelin para restaurante na Hungria



Entre os chefes de cozinha portugueses distinguidos com a estrela Michelin, há nomes que são praticamente desconhecidos do público. É o caso de Miguel Vieira, um jovem "chef" povoense que, aos 34 anos, conquistou a primeira estrela para um restaurante da Hungria.


Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=562650&tm=4&layout=122&visual=61


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Castelo Branco: Centro de transportes fica do lado da estação

Joaquim Morão surpreendeu a assembleia municipal com a maquete do projeto vencedor. Foto: José Furtado/ Reconquista

O novo Centro Coordenador de Transportes de Castelo Branco vai ficar do lado da estação de caminhos-de-ferro, nos terrenos da antiga Prazol.
A Câmara Municipal de Castelo Branco apresentou esta quinta-feira a maquete do projeto escolhido, depois de ter tornado pública duas hipóteses de localização.
A opção abandonada passava pela construção do  centro junto à Vila Circular Interna, que liga a rotunda da ponte da Carapalha à Quinta do Socorro.
O centro de transportes terá capacidade para 10 autocarros em simultâneo e um parque de estacionamento com 120 lugares.
Joaquim Morão sublinha que esta solução não vai obrigar a alterações nas ruas envolventes à estação, que mantem o largo.
Autor: José Furtado

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Marcação online de consultas


E-agenda 
 *
 *   Para pedir a marcação de uma de consulta no Centro de Saúde ou Unidade de Saúde Familiar já não necessita, em muitas das especialidades/serviços, de se deslocar ao local ou aguardar o atendimento telefónico. Para tal, basta que aceda ao serviço on-line "eAgenda", disponível no Portal da Saúde


registe-se com o número do SNS ou se autentique com o Cartão de Cidadão. O seu reconhecimento é automático. Pode, logo de imediato, efectuar o pedido, seleccionando o ‘tipo de consulta’ pretendido e o ‘período de marcação’ desejado dentro do horário previsto para a realização dessas consultas. O seu pedido ser-lhe-á posteriormente confirmado para o contacto indicado.
 *

quarta-feira, 18 de abril de 2012

TDT - Televisão Digital Terrestre

O que é a televisão digital terrestre?
A TDT é a digitalização das atuais emissões hertzianas de televisão, captadas por antenas e que incluem os canais de acesso livre (RTP 1 e 2, SIC, TVI e RTP Madeira e Açores). Trata-se de um sistema de transmissão via hertziana, onde o sinal se propaga através do ar por intermédio de estações emissoras e
retransmissoras e é captado pelas antenas dos utilizadores finais.    
Quais as vantagens da mudança?
Esta tecnologia permite libertar muito espectro radioelétrico. O espectro livre servirá novas aplicações de serviços móveis e canais de televisão pagos, por exemplo. As emissões analógicas não podem ser mantidas por muito mais tempo: ocupam demasiado espectro radioelétrico. Por isso, a Comissão Europeia determinou que a televisão digital fosse introduzida em todos os países da União, com o fim da transmissão analógica para 2012. Na largura de banda ocupada por um canal analógico cabem 4 canais digitais.
Quando será feito o corte do sinal analógico de televisão (switch-off)?
26 de Abril de 2012:  Nesta altura, o sinal analógico estará indisponível para a totalidade da população.
Preciso de mudar a antena recetora?
Em princípio, não. Pode manter a sua antena UHF e a respetiva cablagem. As mais antigas podem não suportar a frequência. Em algumas zonas do pais pode ser necessário redirecionar a antena (na Póvoa em principio não) . A antena interior funcionará nos locais com bom sinal, embora a exterior ofereça resultados melhores. As interiores são mais afetadas por interferências de aparelhos, como telemóveis: ao receber uma chamada na mesma divisão onde a antena está instalada, pode haver quebra total da transmissão e, nalguns casos, terá mesmo de reiniciar a caixa descodificadora.
Comparticipação do Equipamento TDT 
Apenas os utilizadores que se enquadrem numa das seguintes condições pode usufruir de uma ajuda económica para aquisição de uma caixa descodificadora:
                - Família beneficiária do Rendimento Social de Inserção
                - Grau de deficiência igual ou superior a 60%
                - Reformas ou pensões inferiores a € 500/mês
    Para estes grupos a subsidiação prevista, é de 50% do valor de aquisição de uma caixa descodificadora (uma por morada), com um limite de re-embolso de 22 euros.
    O ICP-ANACOM criou um novo subsídio para a instalação de acessos terrestres ou via satélite, no valor de 61 euros. Este subsídio destina-se a famílias cujo requerente tenha 65 ou mais anos, que não possuam televisão por subscrição, necessitem de intervenção técnica na sua instalação e se encontrem em situação de isolamento social
Guia de Candidatura ao Programa de Comparticipação a Equipamento TDT - clique  aqui.
Formulário do programa de comparticipação a equipamento TDT (Mod.C/1001058), para preenchimento manual - clique  aqui.


Descodificadores para TDT - Tabela comparativa

Televisor para a TDT: veja se o seu aparelho é compatível   

Cobertura da Televisão Digital Terreste (TDT) na freguesia 
de Póvoa de Rio de Moinhos.



 Localização dos transmissores TDT


            http://www.electronica-pt.com/mapa-emissores.php
            http://www.deco.proteste.pt/tdt-perguntas-frequentes-s560461.htm

sábado, 7 de abril de 2012

Santa Águeda: Paredão divide a estrada boa da esburacada


A estrada que liga a localidade de Póvoa de Rio de Moinhos à de Lardosa, pela Barragem de Santa Águeda, está dividida pelo paredão em termos do estado do piso. 
Assim, de Póvoa de Rio de Moinhos ao paredão, os buracos que antes davam dor de cabeça deram lugar a um tapete novo e que permite uma circulação sem sobressaltos. 
Já do paredão até Lardosa, a atenção dos automobilistas tem de redobrar, para evitar algum estrago nos pneus ou jantes, já que há áreas onde os buracos atravessam as faixas de rodagem na sua totalidade. 


Fonte: http://www.reconquista.pt/pagina/edicao/197/9/noticia/21214

sábado, 17 de março de 2012

Nuno Álvares: Centro Novas Oportunidades entrega 418 diplomas

O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Nuno Álvares realizou sexta-feira, dia 24 de fevereiro, no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, uma cerimónia de entrega de diplomas a 418 adultos que concluíram o ensino básico ou o secundário através de percursos no âmbito dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, Cursos Educação e Formação de Adultos, Unidades de Formação de Curta Duração ou realização de exames ao abrigo do Decreto-Lei 357.
"Se há dias em que surgem dúvidas no servir desta causa, hoje concluímos que vale a pena. Entregar estes 418 diplomas dá-nos uma satisfação infinitamente grande e um sentimento de dever cumprido" diz Joaquim Faustino, coordenador do eixo adultos na ESNA que engloba o CNO, Cursos EFA, UFCD e Dec-Lei 357 - realização de exames para alunos com cursos do ensino secundário incompletos, considerados extintos e que optem por esta via.
A cerimónia iniciou-se com a participação da TESNA - tuna da ESNA seguindo-se a intervenção dos elementos da mesa. Antes da entrega ainda se ouviram os testemunhos de uma entidade - Junta de Freguesia de São Vicente - e de dois adultos Maria José Farinha e Ernesto Reis.
"Entregamos 418 Diplomas, sendo 17 de conclusão do secundário através do Dec-Lei 357, 35 dos Cursos EFA e 366 de conclusão do básico ou do secundário através do processo RVCC Escolar" afirma Joaquim Faustino. "Contudo é necessário chamar a atenção para dois factos importantes e que por vezes a opinião pública desconhece: 1º As Novas Oportunidades não se esgotam no Processo RVCC. Neste universo considerável das Novas Oportunidades incluem-se os Cursos EFAs, as UFCDs, o Dec-Lei 357 e ainda os Cursos CEFs e Cursos Profissionais; 2º O Processo RVCC não é tão "oferecido" e fácil como alguns querem fazer querer. Veja-se a verdade dos números. Desde que o nosso CNO foi criado - 25 de Maio de 2006 - entraram neles exactamente 4852 adultos e destes apenas 1910 concluíram o Processo RVCC. O que permite fazer a leitura de apenas 39,38 % de sucesso pelo Processo RVCC. Temos um número significativo de adultos "pendurados" no Processo e com alguma dificuldade em progredir, outros optam por concluir por outras vias - Cursos EFAs ou Dec-Lei 357 e ainda há aqueles que desistem."
Os adultos diplomados realizaram o seu percurso de formação na ESNA - sede do CNO ou nas itinerâncias que o Centro realiza fora da escola, nomeadamente nas Juntas de Freguesia de Lardosa, Freixial, Escalos de Baixo, São Vicente da Beira, Alcains, Vila-Velha-Ródão, Tinalhas, Póvoa de Rio de Moinhos,

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Conceição Barata: Póvoa realça postura da médica


A médica Conceição Barata foi homenageada na sua terra natal, Póvoa de Rio de Moinhos, no passado dia 11 de Dezembro.

Num almoço a população quis destacar a emblemática e considerada figura de Póvoa de Rio de Moinhos, que ao longo de 29 anos de trabalho, acompanhou as famílias na saúde e na doença, nos momentos difíceis e nos mais felizes. 
Agora que cessa as suas funções ficam, como a própria referiu, a saudade, as amizades e as aprendizagens que bebeu dos seus velhinhos, como carinhosamente lhes chama. Nas suas palavras couberam ainda os agradecimentos aos profissionais que a auxiliaram no desempenho das suas funções.
Os habitantes da Póvoa de Rio de Moinhos consideram-se privilegiados por beneficiar da atenção, da dedicação e do profissionalismo da médica.


Autor: Célia Cruz