domingo, 15 de março de 2009

Gentes da Terra - Próteses dentárias

Laboratórios produzem para o mercado regional e nacional

São próteses fixas e removíveis feitas em Alcains e expedidas para todo o país. Os dois laboratórios têm conseguido até agora escapar aos efeitos da crise económica.
Ideal Prótese e Alcaidente são os dois laboratórios de próteses dentárias que se instalaram na vila há menos de dez anos. Ambos se especializaram em segmentos de mercado diferentes. O primeiro faz próteses dentárias fixas, enquanto o segundo se dedica às próteses removíveis. Em comum têm ainda a particularidade de serem geridos por filhos de emigrantes portugueses em França.

Os dados com a estrutura da futura prótese são enviados por Internet para a Suécia, explica Michel Morais
Os dados com a estrutura da futura
prótese são enviados por Internet para a
Suécia, explica Michel Morais



Os dados com a estrutura da futura prótese são enviados por Internet para a Suécia, explica Michel Morais Michel Morais, com 36 anos, nasceu em França, país para onde os pais, naturais de Póvoa do Rio de Moinhos, emigraram. Até aos 25 anos veio sempre passar as férias de Verão a Portugal. Na França, mais precisamente em Lyon, formou-se no curso superior de Prótese Dentária. “Todos os anos vinha cá passar férias. Apercebi-me que havia poucos laboratórios a fazer próteses fixas e optei por me instalar cá”, recorda Michel Morais.
Como já possuía experiência profissional na área, não foi difícil criar o laboratório. Desde 1998 que o Ideal Prótese funciona no rés-do-chão da porta 24 da Rua D. Leonor Simões Prata. Ao início contou apenas consigo próprio para realizar o trabalho, mas hoje já emprega mais três pessoas.
“Felizmente temos uma boa carteira de clientes. Trabalhamos para o país inteiro. De Elvas até Braga”. Médicos dentistas e clínicas dentárias são os principais clientes. Nos últimos seis anos o sector tem mudado bastante, refere o jovem empresário. “A prótese fixa tem vindo a desenvolver-se imenso em termos de materiais e técnicas”. Os meios informáticos vieram dar uma ajuda, o que “nos obriga a uma formação e investimento constantes”. E para manter o bom rumo do negócio: “temos de estar sempre a puxar pelo barco, para não ficar para trás”.
Actualmente, computadores e software informático permitem “reproduzir a três dimensões a formação dentária das pessoas e efectuar directamente no computador uma parte do trabalho, ou seja, a estrutura da prótese.” Estrutura essa, que é feita por uma empresa localizada na Suécia, para onde o laboratório de Alcains envia os dados através da Internet.
Apesar do avanço da tecnologia, quase todo o processo de produção continua a ser feito manualmente. Em relação aos efeitos da crise económica mundial, Michel Morais refere que o sector dificilmente conseguirá escapar. No entanto, a aposta da sua empresa em diversificar a carteira de clientes, ao longo dos últimos anos, tem permitido até aumentar o volume de vendas.



Sem comentários: