domingo, 22 de março de 2009

Quercus denúncia “atentados” em Santa Águeda








O lixo é um dos problemas na barragem- arquivo
O lixo é um dos problemas na barragem- arquivo

Associação pede aplicação de ordenamento



A associação ambientalista Quercus diz que o plano de ordenamento da barragem de Santa Águeda (Marateca) continua por aplicar quatro anos após ter sido aprovado em Conselho de Ministros. A albufeira do concelho de Castelo Branco tem sido alvo, segundo a Quercus, de “um conjunto de ilegalidades e atentados ao ambiente e à qualidade da água”, lamentando a falta de fiscalização ou a inexistência de sinalética, refere.


“No local, o lixo abunda em toda a envolvente da albufeira, fazendo-se sentir uma enorme falta de civismo por parte dos frequentadores daquela área. O gado ovino continua, ilegalmente, a beber água no espelho de água e a pesca, assim como outras actividades lúdicas, realizam-se sem regras e sem respeitar o zonamento definido no plano de ordenamento, pondo em causa os valores naturais de fauna e flora da zona”, descreve a associação em comunicado.


A Quercus diz ainda ter detectado indícios de caça ilegal, como a presença de cartuchos nas margens da albufeira. Suspeitas reforçadas pela alegada diminuição da presença de algumas aves como patos, que de acordo com os ambientalistas passaram “de 297 exemplares observados em 2008 para 71 em 2009”.


A Quercus fez chegar estas e outras preocupações ao Instituto da Água, o Inag. A denúncia é acompanhada do pedido de implementação do plano de ordenamento.


Esta não é a primeira vez que a Quercus chama a atenção para o assunto. Em Outubro de 2007 o Reconquista acompanhou uma visita guiada à barragem onde o lixo era bem visível.


Fonte: http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=170&id=12397&idSeccao=1701&Action=noticia

Sem comentários: