domingo, 5 de abril de 2009

Artes decorativas entusiasmam formandas

A Associação Amato Lusitano e a Junta de Freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos promoveram, pela segunda vez, um curso de Artes Decorativas, cujo encerramento contou com uma exposição dos trabalhos das formandas.
Manuela Lourenço foi a formadora que ensinou as 15 senhoras a trabalhar diversos materiais, cujo resultado final se converteu em peças em estanho, vitral, decoração em telhas, diversas técnicas de pintura, por exemplo, em porcelana, marfinite e craquelet.
Foi um curso que decorreu ao longo de um ano, sempre aos fins-de-semana. “As pessoas aderiam bem a esta formação e estiveram muito motivadas”, referiu Manuela Lourenço ao Reconquista. E destaca que houve muitas senhoras que partiram do zero e quando ali chegaram nem sabiam pegar num pincel. Mas a evolução foi fantástica, o que levou outras freguesias a reclamarem este tipo de iniciativa.
Maria João, uma das responsáveis da Amato Lusitano, estava satisfeita com o resultado e realça o empenho e o entusiasmo que as formandas colocaram na iniciativa. Foram 168 horas de formação, no âmbito do Progride, como já aconteceu em Tinalhas, Louriçal do Campo e Ninho do Açor.
Uma das alunas, Conceição Barata, falou em nome de todas, agradecendo todo o empenho colocada naquele curso, por parte dos responsáveis. E terminou frisando que “gostámos tanto que não nos importamos de repetir”.
Por seu lado, o presidente da Amato Lusitano, Arnaldo Brás, falou da importância destas actividades e de toda a envolvência entre as formandas, para além dos trabalhos realizados. E deixou no ar a hipótese de se poder concretizar um outro curso, uma vez que a vontade das pessoas é essa.
A presidente da Junta prometeu estar atenta e saber do interesse em dar continuidade a esta formação.
No final foram distribuídos os certificados e servido um lanche a toda a população.

Por: Cristina Mota Saraiva

Fonte: http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=173&id=12853&idSeccao=1742&Action=noticia

Sem comentários: