segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pelo antigo concelho de São Vicente da Beira

por João Marinho dos Santos
Prestando atenção à economia e à demografia das freguesias que, em meados de Setecentos, integravam o concelho de São Vicente da Beira, colhemos informação que nos permite desenhar as seguintes imagens.
O lugar de Freixial do Campo, segundo o respectivo cura, estava confinado, então, a «uma so rua», com 38 “fogos”, embora a paróquia contasse mais dois “casais” com 19 “fogos”, o que perfazia 57. Reconheça-se que é já o “campo” (patente aliás na designação do lugar) ou um “vale”, no dizer do informador, que estrutura o território desta freguesia. Contudo, a proximidade à “charneca” é ainda grande, pelo que, confinando com Almaceda, tinha, como principais produções, o centeio, o feijão-frade e o azeite.
A leste de São Vicente da Beira e, portanto, igualmente bem integrado nas abas meridionais da Gardunha, o lugar de Louriçal do Campo, naquela época com um fundo demográfico relativamente considerável (147 “fogos” ou “vizinhos”) e sem povoações anexas, colhia também, em «mediana abundância», alguns frutos próprios da “charneca” e do “campo”, a saber: centeio, milho grosso, feijão, castanha e azeite. Assinale-se, contudo, que a rocha dominante já é o granito, com a vantagem da produtividade da “fazenda “de solos arenosos contar, e muito, com a fecundidade do maior curso de água da zona – o Ocreza.
Ninho do Açor, a sul de São Vicente da Beira, continua(va) a ter, por sítio, mais «de montes que de vales, ou campina», no dizer do cura que assinou as respostas ao questionário de 1758. Deste modo, o retrato paisagístico Setecentista, que poderemos debuxar, assemelha-se ao de Louriçal do Campo, ou seja, o centeio, o feijão e o azeite constituíam o suporte económico dos cerca de 40 “vizinhos” ou “fogos” que residiam no lugar, sem qualquer povoação anexa.
Póvoa de Rio de Moinhos também não dispunha, então, de qualquer aglomerado populacional sufragâneo, mas a dimensão demográfica da freguesia (150 “fogos” com cerca de 500 pessoas) concorria, por certo, para que fosse «concelho sobre si», ou seja, para que tivesse jurisdição própria em tudo o que pertencia ao foro cível. Em termos económicos, a leste de Tinalhas e já mais próxima do coração do “campo” albicastrense, a Póvoa produzia, a par do centeio, do milho, do feijão e do azeite, um bem susceptível de ser mercantilizado – o vinho. Aliás, o número de equipamentos industriais instalados, então, nos limites desta freguesia e a sua diversidade (moinhos, pisões, lagares de azeite, “tintas” ou tanques de tingir) indiciava sobre a riqueza do respectivo “campo”.

Sem comentários: