domingo, 28 de junho de 2009

CDS defende convergência das pensões

O cabeça de lista do CDS/PP às Eleições Europeias, Nuno Melo falou quinta-feira, dia 28 de Maio, a um grupo de alunos da Universidade Sénior Albicastrense – USALBI sobre as preocupações que o Partido sente em relação às baixas reformas dos portugueses.
Defendendo que não quer votos a troco de “sacos de plástico, esferográficas ou de calendários”, mas sim, “porque é merecido”. E para merecer este voto, atendendo a que a plateia era maioritariamente sénior, Nuno Melo defendeu a convergência das pensões, algo que Bagão Félix, enquanto ministro da Segurança Social tentou implementar.
O cabeça de lista do CDS/PP lamenta que haja pessoas, “que descontaram uma vida inteira” a viver com um reforma de 220 ou 243 euros, enquanto os números do Rendimento Social de Inserção, anteriormente designado por Rendimento Mínimo, duplicou, em quatro anos, a sua dotação financeira no Orçamento de Estado.
Critica também algumas medidas que este Governo tomou, como a eliminação de comparticipação em alguns medicamentos, bem como a taxação de quem ganha 500 euros, isto “feito por um Estado que só comete excessos”.
Por outro lado, refere, “a taxa de desemprego também é a maior dos últimos 25 anos, sendo Portugal o país com maiores desigualdades da Europa, com muita gente no limiar da pobreza, sobretudo os idosos que usufruem de pensões mínimas”.
Mas além dos idosos, também “20 em cada 100 jovens estão desempregados”, defendendo que “é preciso incentivar a natalidade e é necessário ter mais jovens a trabalhar, para ajudarem os mais idosos, pois um estado democrático ajuda quem precisa”.
Nuno Melo reitera que “o CDS/PP não é contra o Rendimento Mínimo, mas sim contra a falta de fiscalização da atribuição do mesmo, provocando grandes injustiças, comparativamente com os que sempre trabalharam e fizeram os seus descontos e agora não têm uma reforma que lhes permita, pelo menos, viver condignamente”, acrescentando que “há muita gente a receber esse Rendimento Mínimo que precisa menos que os pensionistas”.
Os candidatos
Nesta sessão com Nuno Melo esteve também presente o cabeça de lista à Câmara Municipal de Castelo Branco pelo CDS/PP, Luís Paixão, mas também os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova, o advogado e professor Pedro Sousa e a jurista Marta Falcão.
Recorde-se que o CDS/PP também já avançou com João Gonçalves em Belmonte, Vítor Gabriel em Penamacor (aqui em coligação com o PSD) e Aires Patrício e Manuel Saraiva, à Câmara e Assembleia Municipal do Fundão.
Para já, o CDS/PP tem também o candidato mais jovem do distrito, João Freire Jerónimo, de 19 anos, que encabeça a lista à Junta de Freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos.

Sem comentários: