domingo, 28 de junho de 2009

Castelo Branco e a sua economia agrícola


Por João Marinho dos Santos

Antes de apresentarmos uma caracterização da economia agrícola do concelho de Castelo Branco, em meados do século XVIII, teremos, obviamente, de falar, ainda, da Lardosa quanto ao então seu posicionamento administrativo. A freguesia mais a nordeste do actual concelho de Castelo Branco integrava o termo da vila de Castelo Novo.
Situada, também, em “vale” ou campina e vizinhando com Lousa, Escalos de Cima, Alcains, Póvoa de Rio de Moinhos e Louriçal do Campo, esta(va), portanto, plenamente integrada no “campo”. Tinha como anexa única um “monte”, mas demograficamente considerável (145 pessoas), contabilizando, então, a sede mais de meio milhar de indivíduos. Centeio, azeite e vinho eram os produtos principais, perfeitamente adequados, portanto, às culturas do “campo” da zona norte.
Tanto na zona do “campo” albicastrense, como na da “charneca”, os cereais (trigo, centeio e milho) continuavam a afirmar-se, no século XVIII, como produções dominantes, com relevo para o centeio. Claro está que a mancha territorial ocupada pelo “cereal pobre” não era homogénea, podendo e devendo assinalar-se que, no “campo” meridional, o trigo deveria suplantá-lo. Por sua vez, na zona central do “campo”, o equilíbrio entre os dois tipos de cereal já deveria ser maior. Por freguesias e numa intensidade decrescente, o trigo marcava presença nas de Monforte, Malpica, Mata, Escalos de Baixo e Escalos de Cima, Castelo Branco, Cafede e Salgueiro, ou seja, onde o habitat humano se mostrava mais concentrado, com explorações agrícolas de maiores dimensões e mais isoladas.
Reconheçam-se, no entanto, as fragilidades frequentes da cerealicultura, quer devido a maus anos agrícolas (ou por escassez de chuvas ou por abundância delas e, sobretudo, a destempo), quer pelo surgimento de pragas, como as terríveis nuvens de gafanhotos. Concretamente, pelos anos 30 e 40 do século XVII, valia aos habitantes do então concelho de Castelo Branco a pecuária, já que uma persistente praga de gafanhotos vinha destruindo as “novidades”. E, no ano de 1781, mais propriamente na sessão da câmara municipal de Castelo Branco que decorreu a 11 de Maio, foi lido um ofício do Intendente Diogo Inácio de Pina Manique com instruções para se evitar ou aniquilar a ameaça dos gafanhotos que já pairava sobre a raia de Espanha e estava a alastrar ao “campo” de Castelo Branco. Aliás, como mais adiante assinalaremos, a devoção à Senhora dos Altos Céus, na Lousa e suas redondezas, deveu-se, em grande parte, à eliminação miraculosa de uma terrível praga de gafanhotos.

Sem comentários: