quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Lar da Póvoa pronto em quinze meses

Póvoa de Rio de Moinhos vai ter o seu lar concluído em meados de 2011. A garantia foi deixada pelo presidente da Câmara, na cerimónia de lançamento da primeira pedra da instituição.


Por: Cristina Mota Saraiva

23 de Dezembro de 2009 às 14:29h
A freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos vai ter o seu Lar de Terceira Idade concluído dentro de 15 meses.

O dia 20 de Dezembro fica na história da localidade, como o dia do lançamento da primeira pedra do empreendimento, que contou com a presença do Bispo da Diocese e do presidente da Câmara de Castelo Branco.

Uma obra orçada em 750 mil euros e que dá resposta a uma estratégia estabelecida pela Câmara em criar estruturas sociais espalhadas pelo concelho. Os exemplos aí estão com as obras para as novas estruturas da APPACDM e para a Associação da Criança. Será criado, também, um Lar em Tinalhas.

Obra feitas em conjunto com outras instituições, nomeadamente a Segurança Social e as fábricas da Igreja, embora seja a autarquia a liderar os processos.

Mas, no caso do Lar da Terceira Idade de Póvoa de Rio de Moinhos a história vem de mais longe e é possível construir agora o Lar, graças ao Padre António Campos, como destacou a presidente da Junta, Lucinda Martins.

Em 1943 o padre fez um testamento com instruções precisas para que, quando morresse, fosse instalado um Asilo na sua casa.

“O Asilo Padre Campos como foi chamado iniciou as suas funções no ano de 1944 e manteve-se em funcionamento até ao ano de 1978. Este Asilo, à época, era sustentado economicamente pelo rendimento da quinta anexa à residência, também ela doada ao povo desta terra”, conta a autarca.

O asilo tornou-se uma mais-valia para a freguesia, uma vez que alargou as respostas sociais.

Só que no início dos anos 70, a instituição já não era sustentável, revela, ainda Lucinda Martins, e é por essa altura que aparece o Centro de Dia Social e Paroquial Padre Campos, com a preciosa intervenção de António Jorge.

Foi inaugurado em 1982 “e que tem desempenhado as respostas sociais para as quais foi criado, centro de dia, sob a direcção dos párocos desta freguesia”, adianta a presidente da Junta. Só que eram fundamentais respostas mais abrangentes, sobretudo um Centro de Noite. Isto porque, na localidade, há 211 pessoas, com mais de 65 anos, e dezoito delas estão em lares próximos, ou mesmo fora do concelho.

“Assim, e após várias diligências ao longo destes últimos quatro anos, foi finalmente possível criar a actual Associação, Centro Social dos Beneméritos de Póvoa de Rio de Moinhos. E só é possível estarmos aqui hoje a lançar esta 1.ª pedra graças à boa vontade e ajuda do Sr. Bispo da Diocese, D. Antonino, a quem este povo será eternamente grato por toda a sua generosidade”, frisa Lucinda Martins.

A presidente realçou, igualmente, a ajuda e empenho do presidente da Câmara, Joaquim Morão que, por seu lado, destacou que esta obra é feita com qualidade e já a pensar no futuro. Agora, para o autarca é necessário que “depois de construído o ponham a funcionar”, disse.

E acrescentou que a cerimónia marcava um grande passo “porque estamos a lançar a pedra do futuro para resolver os problemas”.

O Lar vai contar com 14 quartos, sete duplos e sete individuais, e 21 camas. No entanto, cinco dos individuais estão preparados para se transformarem em duplos, caso seja necessário.

Este foi um dia de grande festa para a freguesia. E depois do lançamento da primeira pedra do Lar, decorreu a Festa de Natal, que a Junta oferece à população. Um final de tarde animado e onde foram entregues presentes a 69 crianças.

Sem comentários: