quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Quem o soube segurar, ganhou!

Vamos hoje recordar um período bastante conturbado, quer na Póvoa quer em muitas povoações vizinhas, de repente envolvidas na crise que precedeu a segunda guerra mundial e se arrastou até ao seu final, fazendo-se sentir sobretudo nos anos que entre as populações ficaram conhecidos para o bem e para o mal por “os anos do minério” (1939-1945).

Apesar de Portugal não ter participado directamente na guerra, o estatuto de neutralidade não obstou a que toda a vida rural sofresse as alterações resultantes da exploração do minério que através de Espanha era encaminhado para a Alemanha, e que uma economia rural não sofresse as consequências e as alterações que o conflito levou a todas as nações envolvidas e seus aliados.

Num país pouco industrializado, com largas camadas da população a viver do dia a dia dos trabalhos dos campos para manter a sua sobrevivência, esta grande mudança não podia passar despercebida. Todos lutaram para melhorar os seus haveres e alguns inebriados pelas novas oportunidades só sonharam com futuros que nunca se chegaram a concretizar.

O Governo, com receio do abandono generalizado dos trabalhos do campo, da falta e subida dos preços dos bens alimentares e da carestia geral de vida, deu instruções aos governadores civis para que proíbissem as explorações clandestinas, fonte de abandono da agricultura e origem de motins e guerras entre famílias e populações.

Interessa-nos sobretudo tentar perceber como se passaram as coisas aqui na Póvoa naquele período. A febre do volfrâmio e da sua exploração e comercialização não se fez sentir por aqui, tendo-se concentrado nas aldeias mais próximas das minas da Panasqueira. Contudo a exploração do minério de estanho foi, como acima referimos, objecto de atenção dos nossos conterrâneos.

Ouvimos alguns dos que participaram directamente na extracção do minério de estanho. Manuel André foi um dos primeiros. Toda a sua família andou na exploração do minério e de acordo com o seu testemunho podemos reconstruir o ambiente que então se viveu.

Quando começaram, foram orientados por uns homens de Medelim que vinham no princípio da semana e no final da semana regressavam levando consigo o produto da exploração, voltando na semana seguinte.

Isto passava-se na Lameira do Salgueiro, junto ao lugar que mais tarde veio a ser conhecido por Marateca. Os processos de exploração eram simples: a areia recolhida dos ribeiros e regatos e das escavações em terrenos de aluvião era recolhida e lavada. As bagas de estanho escuras e mais pesadas depositavam-se no fundo das bacias utilizadas e eram recolhidas. Mais tarde, para a extracção ser mais fácil e rápida, utilizavam-se “caleiras” de madeira para movimentar as terras e as águas. Tudo se passava a céu aberto, removendo terras e areias.

Após o ciclo dos homens de Medelim, constituíram-se sociedades que exploravam e compravam todo o minério. Existem ainda, junto à estrada nacional Castelo Branco - Guarda, as ruínas das instalações de uma dessas Companhias: a SMEL, Sociedade Mineira da Lardosa, constituída por interesses portugueses e alemães.

Os locais mais explorados foram: a Lameira do Salgueiro, os Barrinhos, a Tapada do Amaro, e outros, todos próximos da ribeira da Ocreza.

O minério era vendido às sociedades existentes à data mas também era desviado para o “contrabando” ou “candonga”, como então se dizia.

Diz o Manuel André que, ao princípio, o minério era comprado a oito escudos o quilo, mas na “candonga”, chegava a atingir os oitenta e cinco escudos.

Refere ainda o nosso interlocutor que os proprietários dos terrenos dividiam-nos em lotes que eram arrematados por grupos, famílias, e a seguir explorados pelos arrematantes.

Os grupos começaram por ser da Póvoa, mas rapidamente se estenderam às aldeias vizinhas: Tinalhas, Alcains, Lardosa, etc.

Todo este ambiente trouxe profundas alterações na nossa região: rixas, guerras entre povoações e levou ao abandono da agricultura.

Com o final da guerra, a exploração deixou de ter interesse económico e como prosaicamente diz o Manuel André, “quem o soube segurar, ganhou; quem não soube, voltou à pobreza do antigamente”.

O minério e a sua comercialização deram origem a uma profissão que aqui pela Póvoa não era conhecida: o contrabandista. Até à exploração do minério e à sua comercialização e consequente contrabando, havia só um homem na Póvoa que exercia esta profissão e que era conhecido por “Chico Vigário”, de alcunha. Dedicava-se ao contrabando entre Portugal e Espanha e vivia desta ocupação. Com o aparecimento do minério, também ele reorientou a sua actividade nesta direcção.

Como acima referimos, passados estes tempos difíceis da guerra, a vida retomou a sua rotina e os seus passos.

José Antunes Leitão

Fonte: http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=212&id=18277&idSeccao=2261&Action=noticia

Sem comentários: