quarta-feira, 23 de junho de 2010

Benfiquistas em Festa

Cerca de 70 benfiquistas celebraram, dia 29 de Maio, a festa de Campeões Nacionais da Época de 2009/2010 end_of_the_skype_highlighting, em Póvoa de Rio de Moinhos, numa jornada plena de convívio e actividades.

Os festejos tiveram início pelas 8H30 com a concentração dos participantes no Largo da Devesa, seguindo em caravana pelas ruas da aldeia, aldeias vizinhas e Castelo Branco. O almoço foi servido no Salão da Junta e a tarde contou com jogos tradicionais como jogo de malhas, petanca, futebol de cinco e jogos de cartas. Durante a tarde e jantar a animação musical esteve a cargo do Grupo CucoMusical, de Louriçal do Campo.

Da ementa fizeram parte pratos como o creme de cenoura Nacional à Machado, ou bacalhau à Braga com Paciência, ou ainda grelhada mista à Bettencourt. E como sobremesas a tigelada à Luisão e o pudim de ovos à Di Maria.

A organização esteve a cargo de Hélio Pereira, João Paulo Martinho, José Dias Freire e Manuel Henriques Morais. O dia terminou com o bolo e champanhe da comemoração da vitória no campeonato, e com a nomeação da nova comissão de festa de celebração de vitória no campeonato, que esperam todos, seja já no próximo ano, a saber Fábio Morais, Joaquim Jerónimo, José Pedro Silva e Roberto Dias.

Fonte: http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=235&id=21698&idSeccao=2575&Action=noticia

Medicamentos naturais

A par com a Fitoterapia sempre existiram as superstições, as mezinhas e as crenças, isto é a cura da doença associada ao mito e à religião. Por volta dos anos 60 e 70 era prática corrente na Póvoa envolver o pescoço da criança com papel pardo untado com gordura de galinha aquecida para tratar a Parotidite Infecciosa, popularmente conhecida como papeira, uma doença da infância, de transmissão respiratória.

Na Póvoa para a cura do “Cobrão", no dizer das suas gentes, uma afecção cutânea, lateral ou circulante do peito ou abdómen, que em medicina, se designa por “Zona” (virose provocada por uma variante do vírus do herpes) recorria-se a uma mezinha: a afecção cutânea é benzida com azeite, em pernão (leia-se número ímpar), dizendo a seguinte reza:

“Pedro e Paulo foram a Roma Jesus Cristo encontrar, Jesus lhes disse há lá muito ezipo, muito mais haveria se não houvesse quem retalharia, eu retalho cobra, cobrão, alsepão, aranha, aranhão com azeite virgem, não junte o rabo com a cabeça, em louvor a São Silvestre, e não faz coisa que preste” e terminando com a oração do “Pai-Nosso”.

E com muitas mais mezinhas nos deparamos ainda hoje na Póvoa: sempre que alguém coze o pão a lenha tem por hábito benzer a massa ao mesmo tempo que diz: “Nosso Senhor te levede, Nosso Senhor te acrescente, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”; beber aguardente de medronho com mel quente constitui uma mezinha para constipações; água salgada morna, em gargarejos, é usada para inflamações de garganta (o acto de gargarejar assim como o calor da água estimulam a circulação de sangue local, enquanto que o sal actua como anti-séptico); um banho quente de água salgada serve para descontrair e um banho de pés em água quente, com sal, é útil em situações de problemas circulatórios e insónias.

A partir do século XX, deu-se o exponencial desenvolvimento da indústria farmacêutica, mas, e ao contrário do que se possa pensar, as plantas não foram postas de parte. Ao longo de centenas de gerações as propriedades terapêuticas das plantas foram sujeitas a uma contínua comparação e avaliação, razão pela qual não é de surpreender que a ciência moderna confirme regularmente propriedades curativas que foram descobertas há centenas de anos. Por exemplo o salgueiro-branco contém na sua casca a salicina, a substância química que levou à descoberta do ácido acetilsalicílico, (a substância activa da Aspirina), usado como analgésico, anti-pirético e anti-inflamatório. Nas sociedades industrializadas os medicamentos feitos a partir dos recursos naturais, e apresentados sob a forma de chás, ampolas, comprimidos, cápsulas, cremes e pomadas, estão a aumentar de popularidade, não como uma criação de “moda nova”, mas como o reemergir de uma prática antiga e universal.

O conhecimento do homem sobre as propriedades curativas das plantas reflecte-se numa notável evolução cultural e intelectual da civilização humana, ao nível das várias terapêuticas, sendo disso testemunha as várias gerações de Póvoa de Rio de Moinhos.

Paula Maria Ramos Martinho Figueiredo


Fonte: http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=234&id=21524&idSeccao=2565&Action=noticia

Informática para todos

A acção de formação de Formações Modulares Certificadas, que decorreu na Junta de Freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos, terminou no passado dia 29 de Abril.

Esta acção foi realizada pela FDTI – Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação em colaboração com a autarquia local. A Junta de Freguesia da Póvoa de Rio de Moinhos tem já agendadas outras formações, na área da informática, tais como ATL – Sénior para jovens maiores de 50 anos que decorre durante o dia e Photoshop que se iniciará do dia 17 de Maio, em horário pós laboral. Para mais informações e inscrições os interessados podem contactar a Junta de Freguesia.


Fonte: Jornal Reconquista - Terras - Informática para todos em Póvoa de Rio de Moinhos

Póvoa retoma festejos de Santa Águeda

A freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos vai estar animada entre 9 e 12 de Junho, com os festejos em honra de Santa Águeda.

Depois de um interregno, regressa esta festa realizada pelos jovens que foram à inspecção, em Fevereiro passado, ajudados pelas raparigas do mesmo ano de nascença.

“Hoje em dia é cada vez mais difícil levar a cabo esta iniciativa, uma vez que a maior parte dos jovens já se encontram fora, a estudar, e esta é uma altura complicada de testes e frequências”, como reconhece a presidente da Junta, Lucinda Martins.

Mas, este ano os jovens quiseram retomar a festa, com os pais na retaguarda.

Aqui não faltam os tradicionais tabuleiros, que na Póvoa constam de carne, vinho, bolos, pão, fruta e chouriço. Os tabuleiros são transportados durante a procissão enquanto a imagem da Santa e a bandeira é levada pelos jovens da comissão.

Para este ano foi preparado um programa que começa na quarta-feira, dia 9, a partir das 17H00. Nessa noite está marcada a actuação de Filipe Nunes, “O Arraiano”, a partir das 21H30. Na quinta-feira, decorre a missa, em honra de Santa Águeda, pelas 12H00, seguida da procissão acompanhada pela Banda Filarmónica de Tinalhas. Às 18H00 decorre o terço, que se realiza também na sexta, à mesma hora.

À noite, a partir das 21H00 actua Manuel Emídio e a partir das 2H00 sobe ao palco o grupo “A way to desapear”.

No dia 11, sexta-feira a noite é animada pelo grupo “Oásis” e no sábado pelo “Kompanhia”. Nesta noite, pelas 23H00 decorre o leilão e logo depois serão sorteados os prémios das rifas e entregues os prémios da Prova de Derrube que se realiza no dia 9.

No sábado de manhã está agendado, ainda, um percurso pedestre pela Barragem de Santa Águeda, com almoço. A concentração é às 9H00, junto à Capela. Esta actividade decorre com o apoio das Associações Outrém e de Rádio Amadores da Beira Baixa.

Fonte : http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=234&id=21523&idSeccao=2561&Action=noticia