sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

"O H perdeu uma perna", na Póvoa Rio de Moinhos

Retirado do Blog "Os ecos do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) em Alcains":

O H perdeu uma perna, de Ana Vicente " A Árvore dos Nomes"

A aula teve início com a apresentação do livro “O H perdeu uma perna” (capa, título, autor).
Em seguida foi pedido aos alunos que fizessem a antecipação da história, a partir do título e da imagem. A leitura da história foi feita pela professora, dramatizando a personagem "H", com uma "muleta". As letras estavam expostas na sala de aula e as crianças participaram com as suas sugestões, antecipando a resposta que cada letra ía dando ao “H”.


No final da leitura e exploração oral da história, foi feita a árvore dos nomes da turma. De seguida, a professora perguntou ao grupo turma quem tinha a letra H no seu nome (maiúscula ou minúscula), tendo o mesmo sido escrito no verso do cartão.
Posteriormente, a professora distribuíu os restantes cartões, pedindo a cada aluno que identificasse a letra inicial do seu nome, escrevendo-o, em seguida, no verso do cartão e o pendurasse na árvore dos nomes.


No final da actividade foi distribuída, a cada aluno, uma proposta de trabalho contendo diversas imagens, em que os alunos reconheceram e identificaram os diferentes sons das palavras fazendo a contagem dos mesmos. Os alunos reflectiram na diferença dos sons da oralidade à escrita.


Fátima Fernandes
EB1 Póvoa de Rio de Moinhos 1º e 4º anos

Fonte: http://pnepalcains2009.blogspot.com/2009/01/o-h-perdeu-uma-perna-na-pvoa-rio-de.html 

Sem comentários: